quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

10 dicas para ensinar seu cão a fazer suas necessidades no local correto

Não existem mágicas ou nenhuma formula mirabolante que ensine seu cão a fazer suas necessidades em local correto. O que existe é muita persistência e paciência. Contudo, primeiro é preciso entender um pouco de o porque os cães fazem suas necessidades em locais inapropriados. No caso dos machos, muitas vezes isto acontece para demarcar território. O cão por mais domesticado que seja, continua tendo em seu DNA características herdadas de seus primitivos ancestrais, os lobos, que no seu habitat natural urinam nas arvores como forma de avisar lobos de matilhas rivais que aquele é seu território de caça e domínio. Alguns cães fazem a mesma coisa, mas dentro de nossas casas como forma de dizer que aquele é seu território. O cachorro macho adquire este habito geralmente após o décimo mês de vida. Na maioria das vezes, cães machos castrados abandonam ou reduzem muito o hábito de marcar território.
Com os filhotes o que ocorre, é que suas bexigas ainda são muito pequenas e não comporta armazenar urina, o que faz com que o filhote urine com maior freqüência e muitas vezes em local inadequado.
O estigma de que filhotes aprendem mais fácil nem sempre é verdadeiro. Na maioria das vezes cães adultos são mais fáceis de educar por já terem mais maturidade para distinguir o certo do errado.

Vou descrever abaixo, 10 coisas que você pode fazer para educar seu cãozinho e tornar o convívio mais agradável.

1) Escolha um local da casa, de preferência um local externo onde você quer que seu cão faça as necessidades. O local deve ser arejado de forma a não acumular mau cheiro e moscas. No inicio você pode forrar este local com folhas de jornal, pois o jornal absorve a urina e mantém o cheiro que servirá como estimulo para que o animal sempre procure aquele espaço para fazer suas necessidades. O local escolhido não deve ser próximo ao local onde o cão coma, tome água ou durma, pois embora às vezes não pareçam, os cães tem certos hábitos de higiene e sempre evitam fazer suas necessidades próximo a estes locais.

2) Fique sempre atento ao seu cão. Sempre que ele fizer suas necessidades em local incorreto, repreenda-o com um NÃO bem sonoro e enérgico e conduza-o ao local correto onde você quer que ele passe a fazer. Com o tempo ele vai começar a assimilar o NÃO como uma coisa negativa para ele e começará a entender o recado. Nunca bata em seu cão como forma de repreendê-lo, pois isto pode trazer traumas e medo ao animal e causar o efeito inverso fazendo que ele se mije todo sempre que você estiver por perto. O cão deve aprender a obedecer ao comando NÃO por entender-lo como uma ordem do líder, que é o que você deve representar para o seu cão, e nunca porque tem medo de você. Cães que foram surrados e espancados adquirem traumas que muitas vezes seguem com eles pelo resto de suas vidas.
Se você percebeu que seu cão fez alguma necessidade dentro de casa, mas já faz algum tempo, não vai adiantar repreende-lo, pois o cachorro não vai assimilar o comando NÃO ao ato, e não saberá porque foi repreendido. O ideal é repreendê-lo no exato momento em que estiver fazendo no local errado.

3) Da mesma forma, quando o seu cão acertar o local de suas necessidades, estimule-o com palavras positivas como “muito bem garoto”, “parabéns” sempre acompanhado de um carinho e um afago para que ele entenda aquilo como algo positivo.

4) Cachorros têm o habito de fazer suas necessidades sempre após se alimentarem. Procure alimentar seu cão sempre nos mesmos horário e em seguida leve-o ao local onde deve fazer suas necessidades. Procure manté-lo por lá até que faça suas necessidades, nunca se esquecendo de elogiá-lo logo após fazer. Com o tempo você vai perceber que o cão vai começar a procurar sozinho este local não necessitando mais que você o conduza.

5) Mantenha o local onde seu cão faz as suas necessidades sempre limpo para evitar mau cheiro e acumulo de moscas. Algumas moscas podem picar seu cão causando doenças e feridas.

6) Da mesma forma, quando seu animal fizer as necessidades em local inapropriado, limpe bem o local utilizando desinfetante e algum produto que remova todo e qualquer cheiro. Do contrario, o cheiro vai acabar estimulando o cão a fazer novamente naquele local. Lembre-se que o faro do cachorro, principalmente cães farejadores como o Beagle, é centenas de vezes mais eficazes do que os nossos, isto quer dizer que muitos cheiros que são imperceptíveis a nós, os cães podem sentir a metros de distancia.

7) Se você mora em apartamento ou casa que não tenha espaço adequado para que seu cão faça as necessidades, é importante que o leve para passear na rua no mínimo duas vezes ao dia, de preferência logo pela manhã e a noite antes dele ir dormir. Não se esqueça de levar sempre um saquinho para recolher suas fezes e não deixa-las na calçada para que outras pessoas pisem sobre elas.

8) Existem alguns produtos no mercado que possuem cheiro estimulante para o cão e que você pode espalhar no local onde quer que seu cão faça as suas necessidades, mas sinceramente, estes produtos nunca funcionaram comigo. O ideal realmente é você estar sempre ligado nos atos de seus cão e procurar entender quando e porque ele os faz.

9) Os cães quando vão fazer suas necessidades, muitas vezes tem um ritual, onde comecão a dar voltas sobre si mesmo cheirando o chão e procurando algum cheiro que os estimule. Esta é a hora de pega-lo e correr para o local apropriado.

10) Normalmente fêmeas são mais fáceis de ensinar, até porque não têm o hábito de marcar território como os machos, mas isto também não é regra. Eu mesmo tenho uma fêmea em minha casa que não pode ver um destes tapetinhos que se põe nas portas para limpar os pés que já corre para fazer um xixizinho básico sobre ele. Seja fêmea, ou macho, o ideal realmente é muita paciência e persistência que no final ele vai acabar aprendendo. Se isto não acontecer não é porque seu cão não foi um bom aluno, mas talvez porque você não tenha sido um bom professor.

Até a proxíma dica de adestrasmento.
Ricardo de Ameida