sábado, 7 de fevereiro de 2009

CASTRAÇÃO - 10 Perguntas e respostas

Sei que muitas pessoas não conhecem ou tem dúvidas a respeita da castração canina. Pensando nisto resolvi elaborar este artigo contendo as 10 perguntas mais frequentes a respeito do tema.

1) A castração mutila o animal ?

Resposta: Não, a castração não mutila o animal. É realizada através de um processo cirúrgico muito simples no qual consiste em remover os testícuos (macho) ou os ovários (fêmea). O incisão cirúrgica é muito pequena e é fechada com pontos locais que após cicatrizados sumirão não deixando marcas no cachorro.

2) A castração é crueldade com os animais ?

Resposta: Não, a castração em hipótese alguma é uma crueldade com os animais. Crueldade é ver os cachorros abandonados a própria sorte na rua, sem comida, sem agua, sem um carinho.

3) O meu cachorro vai sentir dor ?

Resposta: Não, como todo processo cirúrgico é feito com o animal sedado. A cirurgia é bastante rápida e simples e o pós operatório é bastante tranquilo principalmente em animais jovens. O animal estará ativo 24 horas após a cirurgia. Após 7 dias, os pontos são retirados o cão voltará a ter uma vida totalmente normal.

4) Existe algum risco de haver alguma complicação ?

Resposta: Sim, como todo processo cirúrgico, por mais simples que seja sempre existe um risco, porém quando realizado por veterinários capacitados, o risco de algo dar errado é muito pequeno.

5) A castração é reversível ?

Resposta: Não, a castração é irreversível.

6) Meu cachorro vai ficar triste ou traumatizado após ser castrado ?

Resposta: Não, o cachorro não tem a consciência de que foi castrado e por isto vive uma vida normal sem qualquer tipo de trauma. Em caso de cães agressivos, é natural ocorrer uma diminuição no nível de agressividade, o cão se torna mais sociável inclusive junto a outros cães. Nos cães machos, quando a castração é feita com o cachorro ainda com poucos meses de vida, é também natural que o animal não desenvolva o habito marcar território urinando em todos os cantos da casa.
Nos casos das fêmeas, a castração ajuda a prevenir doenças no ultero e câncer nas mamas prolongando e dando melhor qualidade de vida para o cão.
Nas fêmeas, a castração também interrompe ciclo menstrual fazendo com que a cachorra não entre mais no cio.

7) Meu cachorro vai perder o interesse pelas fêmeas ?

Resposta: A maioria dos machos castrados continuam tendo interesse pelas fêmeas e podem inclusive em contato com uma fêmea no cio, cruzar normalmente sem que haja fecundação.

8) É verdade que a castração engorda o cachorro ?

Resposta: Após ser castrado o cachorro ficará mais propenso a obesidade e por isso é recomendável cuidado na alimentação do mesmo, evitando alimentos gordurosos e guloseimas. O ideal é alimenta-lo apenas com ração canina adequada a seu peso e idade, que contém todos os nutrientes necessários para a vida saudável do cão.

9) A castração é indicada para todos os cães ?

Resposta: Depende de seu objetivo. Se seu objetivo é cria-los de forma responsável, e isto que dizer assuma TOTAL responsabilidade sobre as crias não as deixando acabar nas ruas, então a castração não é indicada para seu cão. Preste atenção nesta estatística, você terá uma ninhada que será doada ou vendida a outras pessoas que por sua vez podem também querer ter uma ninhada. Com base no fato de que um fêmea tenha apenas duas ninhadas em sua vida e levando em conta que pelo menos metade das crias sejam fêmeas que irão procriar na mesma proporção, em cinco anos teremos aproximadamente 33.812 descendentes dos quais, estatisticamente 90%, ou seja, 30.430 animais acabarão morrendo no abandono, envenenados, atropelados, mutilados, etc, e tudo será responsabilidade da decisão do proprietário inicial de não castrar seu animal.

10) Deve-se castrar as fêmeas apenas após a primeira cria ?

Resposta: Não, pelo contrário. A cachorra não ficará triste ou frustrada por não ter filhotes, essa é uma característica exclusiva dos humanos e não se aplica aos demais animais. A prevenção de câncer em glândulas mamarias será 100% eficaz quando a castração for feita antes da primeira cria.