sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CASTRAÇÃO - Um ato de amor

A superpopulação de cães e gatos, é hoje uma triste realidade. Por onde quer que você vá, por onde quer que você olhe, encontrará animais abandonados, maltratados, com fome, sede e frio, entregues a própria sorte.

Diariamente milhares de animais são abandonados por seus "donos", vitimas de atropelamentos, espancamentos, mutilações e até estupros.

Quando soltos, vagando pelas ruas, além da crueldade com o próprio animal, representam uma ameaça a saúde pública.

Quando recolhidos aos CCZ's, longe de ser uma solução, são verdadeiros depósitos de animais, onde são amontoados e em alguns casos até mortos de forma cruel. Infelizmente as autoridades fazem vista grossa para este problema e muito pouco ou nada fazem para resolve-lo.

Existem é verdade, muitas instituições de proteção animal e muitas pessoas com boas intenções que como eu dedicam parte de seu tempo na tentativa de encontrar um lar para estes amiguinhos, mas infelizmente, a realidade nos mostra que para cada cachorro ou gato salvo das ruas, outros cinco aparecem.

A única solução no meu entender, é fazer o controle de natalidade seguida de campanhas maciças de adoção.

A esterilização elimina de forma permanente a capacidade reprodutiva do animal o que significa controle populacional e consequentemente menos animais sem lar.

Muitos condenam a castração por a considerarem uma crueldade com os animais, eu mesmo no passado já pensei desta forma, mas hoje, tendo três cães em minha casa, Kenay, Nita e Polly, e sendo os três castrados, entendo que esta foi a melhor opção para mim e para eles, porque consigo ver que isto não prejudicou a vida deles em nada, e pelo contrário, se tornaram animais mais dóceis, menos suscetíveis a doenças e principalmente não correndo o risco de darem cria e terem seus filhotes abandonados pelas ruas.

Nas próximas postagens, vou tentar esclarecer dúvidas e tornar mais claro as formas como a castração é feita e em que isto afeta os animais.

Abraço a todos