domingo, 19 de julho de 2009

Porque adotar animais adultos ?

Muitos ainda possuem algum tipo de preconceito com relação a adoção de animais adultos, pensam que por ser adulto e já ter passado pelo abandono o cão virá cheio de vícios e manias impossíveis de serem solucionadas. Isto não é verdade. Existem inúmeras vantagens em adotar um cão adulto e resolvemos reunir algumas delas neste texto.A gratidão dos animais adultos, quando adotados por pessoas que lhes dêem amor, é muito grande, além disso, os animais adultos já têm maturidade e tentam compreender o ambiente ao redor com o intuito de agradar àqueles que o acolheram. Quando um animal adulto é acolhido ele pode revelar faces de sua personalidade que até então mantinha oculta. Como uma alegria antes nunca demonstrada por ele.Contrariando o pensamento de muitas pessoas, animais adultos se adaptam a novos lares tão bem, ou até melhor, que os filhotes. Este período é quase sempre muito curto, pois o animal adulto que vem de um abrigo ou das ruas tem muita gratidão pelas pessoas que o recebem em seus lares e demonstrará essa gratidão claramente tornando-se, em muito pouco tempo, um companheiro fidelíssimo, obediente e muito carinhoso. Os animais adotados já adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica ainda mais fácil educá-los.Quando você adota um animal adulto já sabe o seu tamanho, temperamento, personalidade. É uma grande ilusão achar que adotando um filhote você o "moldará" à sua maneira, não: eles formarão sua própria personalidade e independente da idade, aprenderão tudo que você quiser e tiver paciência de ensinar.Ao contrário do que muitos acreditam, o cão adulto, quando adotado, aceita muito facilmente a mudança em sua vida (que sempre será para melhor), torna-se um animal muito alegre que, certamente, será seu maior amigo.
A adaptação de um filhote e de um animal adulto é praticamente igual. No primeiro dia ele precisará saber onde vai fazer suas necessidades fisiológicas, onde vai comer, tomar água e dormir – isso ele aprende de imediato, cabe aqui ressaltar que a comida, água e cama, não devem ficar próximas ao local destinado às necessidades.Nos primeiros dias ele (tanto o filhote quanto o animal adulto) estranhará o novo ambiente, poderá mostrar-se receoso, tímido, inseguro, ansioso, latindo muito. Você e sua família deverão ser pacientes e tratarem o recém-chegado com muito amor e carinho.O ambiente deve ser explorado pelo seu novo amigo para que ele se sinta mais seguro e confiante. Aproveite neste momento para mostrar quais locais são permitidos. As pessoas da casa, inclusive as crianças também devem ser apresentadas ao seu novo amigo. Sempre sob supervisão. É importante, se você possui crianças em casa, ir visitar o cão onde ele está algumas vezes com as crianças antes de adotá-lo para ver como será a interação deles.Lembre-se que a pior coisa que pode acontecer com um cão adulto que está sendo adotado é voltar para adoção, então não tenha pressa. Visite quantas vezes forem necessárias para que tenha segurança que ele ficará com a sua família para sempre. Procure tirar todas as suas dúvidas em relação ao temperamento do seu novo amigo. Se late demais, se aceita outros cães ou outros animais, se é dócil com crianças, se possui algum tipo de fobia (medo de trovões ou fogos), se é fujão, se fica bem sozinho e tudo mais que achar pertinente a sua rotina e a rotina de sua família.
Quanto a saúde também é importante que você procure obter o maior número de informações: quando foi dada a última dose das vacinas e quais foram (peça a certeira de vacinação), quando foi vermifugado, se possui alguma doença, se é castrado e etc.Todas as informações que você puder colher sobre a história dele são importantes para a sua adaptação. Todos nós sabemos o quanto é importante não alimentar este comércio inescrupuloso de criadores de “fundo de quintal”. Se você não possui condições de adquirir um filhote de boa procedência ao adotar um adulto você estará contribuindo para:1 – Retirar um cão, na grande maioria fruto deste comércio irresponsável, de uma vida de abandono e sofrimento.2 – Não comprando um filhote do criador de “fundo de quintal” e, desta forma, não alimentando este ciclo.Se você quer muito um amigo peludo pense nessa possibilidade. Converse com pessoas que adotaram adultos, procure saber como foi a adaptação. Você perceberá que não há nada mais gratificante do que salvar um focinho.
Fontes: