quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A triste história de Joaquim



Joaquim é um cão muito velho que foi resgatado na periferia de Embu. Dona Tereza, moradora da Rua Marcellia, nr. 123, bairro Vila Olinda/Santa Teresa, uma pessoa muito humilde, porém de grande coração, compadecida deste pobre animal que foi abandonado na mesma rua onde ela mora, e que diariamente era espancado na calada da noite por drogados que vivem na região, espancamentos estes que deixou seu focinho terrivelmente inchado e que causaram a perda de um de seus olhos.

Esta Senhora já tem um cão em sua casa e com piedade de mais este inocente tentou colocá-lo para dentro de casa na tentativa de salvar sua a vida, mas não deu certo pois os animais acabaram brigando feio. Joaquim é um cão bastante idoso porém muito carinhoso e bonzinho, extremamente carente e apesar de ter sido cruelmente espancado pelos covardes que se dizem ser seres racionais, ainda assim se achega humildemente perto das pessoas esperando um carinho.

Depois de tomar conhecimento da história deste pobre animal, em Fevereiro de 2009 a Lila e a Fátima conseguiram encontrar uma madrinha que se comprometeu a pagar os custos de um abrigo onde ele poderia passar o resto de seus dias com dignidade ou até que encontrasse-mos alguém disposto a adotá-lo.

Lá ele recebeu cuidados veterinários e apesar de ter perdido uma vista e alguns dentes, aos pouquinhos conseguiu se recuperar de seus ferimento.

O problema é que Joaquim por ser um cão SRD e bastante idoso, difícilmente encontrará alguém que queira adotá-lo. Infelizmente para cada 10 adotantes que visitam este e outros sites do mesmo género, 8 procuram filhotes de cães de raça e os outros 2 que sobram aceitam cães sem raça definida mas exigem que sejam filhotes.

Este tipo de discriminação acaba por condenar cães adultos sem raça definida e principalmente cães idosos como é o caso do Joaquim a passarem o resto de suas vidas no abandono e na solidão.

É preciso entender que cães SRD são tão cães quanto qualquer cão de raça e não pode haver este tipo de distinção. SRD, são cães mais resistentes a doenças e mais inteligentes que cães de raça definida pelo fato de possuírem uma mistura genética mais diversificada que lhes permite estes atributos.

Muito provavelmente, um cão de raça idoso, não teria aguentado o sofrimento e a crueldade pela qual Joaquim passou.
O problema agora, é que a madrinha do Joaquim esta passando por problemas pessoais e não pode mais arcar com os custos do abrigo onde ele se encontra, custos estes que giram hoje em torno de R$120,00 mensais + ração e ele terá que voltar para a rua onde com certeza não aguentará. Por conhecer e acompanhar já há um ano a triste história do Joaquim, decidi escrever este artigo como forma de apelo, na tentativa de encontrar um novo anjo para o Joaquim, alguém que possa contribuir para manté-lo no abrigo, ou por milagre alguém que tenha um espacinho em sua casa e em seu coração para permitir que o Joaquim possa terminar sua vida com dignidade e respeito.

Se você puder ser este anjo, entre em contato a Lila através do email lilaacarvalho@hotmail.com

Se você não puder adotá-lo, mas puder fazer uma doação de qualquer valor para ajudar a manté-lo no abrigo, faça um depósito diretamente na conta do abrigo da Rose conforme dados bancários abaixo. Qualquer valor será bem vindo e ajudará a fazer com que a história de Joaquim tenha um final feliz.
Ajude você também a divulgar a história do Joaquim, vamos fazer a diferença para este cão.

Conta para Depósito:

Banco 0341 - Itaú
Agência 0568
C/C 25666-3
Em nome de Argelin Silva

P.S. "Sou apenas uma pessoa, mais ainda assim sou alguém. Não sou capaz de fazer tudo, mas mesmo assim sou capaz de fazer algo".
Sinceramente
Ricardo de Almeida