terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Prefeitura de São Bernardo oferece castração gratuita de cães e gatos

A esterilização gratuita de cães e gatos abandonados foi reiniciada este mês pela Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo. O contrato com a clínica veterinária responsável pelas castrações foi renovado em 7 de fevereiro e cerca de 500 guias já foram emitidas pelo Centro de Controle de Zoonoses.

A castração gratuita de caninos e felinos era uma antiga reivindicação das entidades protetoras de animais como forma de reduzir o crescimento desordenado da população de cães e gatos e minimizar o problema do abandono desses animais nas ruas.

"A esterilização dos animais abandonados é importante porque é uma situação que pode trazer risco à população devido à transmissão de doenças, além de facilitar a ocorrência de maus-tratos, atropelamentos e outros sofrimentos a esses animais", reforçou o secretário de Saúde.

A guia de autorização para a esterilização deve ser solicitada pelas entidades protetoras de animais ou por líderes comunitários junto à Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses, localizada na Avenida Dr. Rudge Ramos, 1740, no Bairro Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para a emissão da guia, os interessados deverão apresentar comprovante de residência e documento de identidade. Após obter a autorização, basta telefonar para 4338-3222 e marcar uma consulta na Clínica Veterinária Pronto-Socorro Animal, de São Bernardo.

Em 2010, foram esterilizados 1.470 animais, sendo 1036 cães e 434 gatos. A prioridade na esterilização é dada aos chamados animais comunitários, que vivem nas ruas, mas que recebem alimentação e cuidados de alguns moradores dos bairros ou das entidades protetoras.

Mais informações sobre o controle da natalidade de animais podem ser obtidas pelos telefones 4367-3306 e 4365-3349.