quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Recado importante aos adotantes

Gostaria de aproveitar a oportunidade pra parabenizar sua decisão de adotar um cãozinho da rua e dar algumas dicas.
Pense bem antes de adotar, adotar é tudo de bom, mas requer estar preparado para não adotar um filhote e quando crescer não querer mais ficar com ele. O animal se apega ao dono e sofre muito.
Não dê animais como presente, principalmente pra crianças. A pessoa que o receberá já não tem um animal pois talvez não esteja preparada. Um animal dura cerca de 15 anos e merece ser cuidado até o fim, requer gastos com alimentação, veterinário, tempo para cuidar, atenção mesmo quando crescer, essas coisas. Para adotar é preciso querer e estar disposto a isso tudo, senão o cão vira um presente que depois pode ser descartado pela pessoa que ganhou.
Crianças até 7 anos não tem muita consciência que pode machucar um cão, sugiro que adotem depois dessa fase, que a criança tem mais noção do que pode fazer. Evitará que ambos se machuquem durante brincadeiras. O filhote é muito frágil e uma queda pode quebrar um osso por exemplo.
Deixe o animal solto no quintal, se possível deixe ele entrar em casa também. Quem gostaria de viver preso a uma corrente de 1 metro? Ou num canil minúsculo que mal deixa você mexer? Todos gostamos de liberdade e o cão também. Eles precisam de espaço. Se for para tratar um animal preso não adote, ele poderá ser mais infeliz assim do que nas ruas onde tem sua liberdade, apesar das dificuldades. O animal deve ser um integrante da família.
Filhotes adoram fazer arte, mexem em tudo, mordem até! Dê ossinhos para mastigarem e brinquedos para ocuparem o tempo e evitar que estraguem seu chinelo, por exemplo. Caso não tenha paciência para essa fase de crescimento (que é muito gostosa), opte por um cão já adulto.
Pense bem antes de adotar um filhote, eles crescem, veja se tem estrutura para um cão médio ou grande, caso contrário adote um cão adulto que não crescerá mais e evitará surpresas. Adultos tem várias vantagens mas são discriminados nas adoções. Muitos filhotes são adotados na empolgação por serem fofos e quando crescem voltam pras ruas... isso é muito triste! Lembre que abandono é crime e muita maldade com quem será seu melhor amigo pra sempre!
Parabéns mais uma vez pela decisão! Não quero que mude de idéia, só reflita se está pronto, para que adote consciente! Para não adotar um filhote na empolgação e depois devolver o bichinho pras ruas quando estiver mais velho. Eles crescem confiando em você e merece dedicação até a velhice.
Procure a zoonose local, sempre tem filhotes disponíveis. Ou ONGs locais. Ah, e não se esqueça de castrar para evitar que mais filhotes no mundo! Já há tantos precisando de lar sem conseguir! Converse com ONGs locais que te ajudarão a castrar com um preço especial pois adotou das ruas e te dirão as vantagens pra saúde do bichinho.

Boa sorte, espero que encontre e cuide muito bem do novo integrante da casa!


Contribuição de Vanessa Ferreira